Geoprocessamento o que é?
O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas. Pode ser utilizado para diversas aplicações.
Geo-Linhares
O geoprocessamento tem como objetivos a evolução e o desenvolvimento institucional do município de Linhares através da modernização da gestão cadastral, territorial e temática em um ambiente, formando uma infra-estrutura de geoinformação unificada, com o compartilhamento, acessibilidade e transparência, visando também a criação dos processos de manipulação, monitoramento e fiscalização com a necessária permeabilidade setorial das bases de informações e a integração das secretarias municipais e autarquias, bem como o acesso seletivo ao contribuinte.
O Cadastro Técnico Urbano, de caráter territorial e sócio-econômico, é a principal base de informações em que estão suportados os processos de arrecadação tributária, planejamento, ordenamento territorial e fiscalização, bem como para outras ações setoriais como nas áreas da saúde, habitação, meio ambiente e infra-estrutura, fundamental como fonte de dados não apenas à apropriação de recursos fiscais, mas também, como ferramenta de análise e suporte para tomadas de decisão.
A formação de uma infra-estrutura de geo-informação integrada, com o compartilhamento das informações cadastrais e temáticas, através de técnicas de geoprocessamento cria condições para a construção de um modelo de gestão territorial moderno com capacidade de monitoramento e análise, possibilitando a atualização permanente, manipulação e recuperação às informações.
Projeto
Em 2009 o Município deu continuidade no Programa Nacional de Apoio a Modernização Administrativa e Fiscal constituindo o Departamento de Administração Integrada ao Controle Espacial, parte integrante da Secretaria de Planejamento, sendo seu principal foco a estruturação do cadastro técnico, contendo informações da base cartográfica digital e codificação das informações do cadastro imobiliário.
O projeto iniciou com a estruturação da base cartográfica digital para ambiente SIG - Sistema de Informações Geográficas - e seu relacionamento com os dados literais do cadastro imobiliário, abrangendo todo o município, sendo objeto de pesquisa, análise, cruzamento de informações.
Objetivo
O Projeto Geoprocessamento tem o objetivo de capacitar institucionalmente e aplicar soluções tecnológicas visando promover a modernização da Administração Municipal através de sua Gestão e Fiscalização Cadastral, da unificação e integração das Bases Territoriais, do Cadastro Técnico ao Geoprocessamento.
Produtos
Após a aquisição da aquisição tecnológica e adequação da base de informações do município todo o produto final é disponibilizado no Portal Geoprocessamento Corporativo. Às informações são apresentadas em ambiente web visando o fácil acesso.
Através do uso de mapas temáticos a administração agiliza os processos de atendimento ao cidadão. Esta ferramenta é potencializada através do uso em conjunto com as ortofotos disponibilizadas pelo sistema, sendo possível a impressão via internet.
Os produtos os quais o usuário tem acesso no portal são:
1. Cartografia Temática
1. Divisas Distritais;
2. Limite dos Bairros;
3. Regionais Administrativas;
4. Perímetro Urbano;
5. Zoneamento Urbano;
6. Iluminação Pública
7. Posteamento
8. Redes Elétricas (Primária e Secundária)
9. Hidrografia (Lagoas, Canais e Cursos D´agua)
10. Limite Municipal
11. Redes de Água e Esgoto
12. Equipamentos de Redes de Água e Esgoto
13. Lotes
14. Quadras
15. Logradouros Públicos
16. Unidades de Conservação
17. Equipamentos Públicos
Saúde
Educação
Serviço Social
Lazer
Segurança
2. Acervo de Imagens
1. Imagem de satélite IKONOS
2. Ortofotos escala 1:35.000
Foco do Projeto
O projeto tem como foco:
· Transparência da Gestão Territorial;
· Democratização do Acesso à Informação Pública;
· Unificação e Convergência de Informações;
· Transformação de Dados em Informações;
· Agilidade nos Processos de Atendimento ao Cidadão;
· Consolidação da Base Territorial para Gestão do Meio Urbano e Natural;
· Tomada de Decisão com Base em Informações Confiáveis;
· Credibilidade das informações Prestadas;
Histórico
- Em 1992 foi realizada o recadastramento imobiliário, criando um banco de dados com informações de contribuintes existentes no município;
- Em 2000 foi adquirido uma imagem de satélite Ikonos;
O município veio a produzir a sua primeira base cartográfica a partir da cobertura aérea na escala de 1:35.000, cedida gratuitamente pelo IEMA. Tal base cartográfica foi realizada na escala de 1:15.000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário