quarta-feira, 29 de agosto de 2012

LITORAL

Linhares é um destino turístico imperdível. O verde da mata atlântica remanescente, o bucolismo das praias e o complexo lacustre formam um paraíso de belezas naturais singulares. Entre as praias que se destacam estão:

REGÊNCIA




A charmosa Vila de Regência guarda características de simplicidade e receptividade do seu povo. Na vila tem excelentes restaurantes, onde o turista pode desfrutar moquecas e comidas caseiras, além de apreciar a tranqüilidade da vila, o ir e vir dos surfistas e as belas praias que compõem o cenário. No centro histórico da Vila, destaque histórico para a Cúpula do Antigo Farol.
O turista pode conhecer a sede do Projeto Tamar em Regência, ver de perto as tartarugas e o processo de preservação. O Projeto também desenvolve trilhas ecológicas.


PONTAL DO IPIRANGA



O Pontal do Ipiranga possui belas praias. Há complexos de vegetação de restinga, as mais protegidas do ES.  No verão é a badalação do balneário atrai turistas de todo Brasil. Com completa infra-estrutura com água encanada, sanitários, telefone, calçamento nas principais vias, bares, restaurantes, pousadas, áreas para camping e clubes, é uma excelente opção para quem gosta de curtir o verão ao som de trios elétricos e muita agitação.






DEGREDO

 A Vila de Degredo, no litoral de Linhares, é uma remanescente comunidade quilombola. Naturalmente os moradores além da receptividade e da simplicidade, sabem de muitas histórias e causos, tornando-se assim cultura viva da região. Além do povo, o grande atrativo turístico de Degredo são os passeios ecológicos ao longo da vegetação de restinga e as praias desertas, próprias para prática de atividades como surf e pesca.


BARRA SECA/PRAIA DE NATURISMO

Seguindo ao norte, a 10 km, na estrada que liga Pontal do Ipiranga a Urussuquara, encontra-se o acesso a única praia de naturismo do Espírito Santo. Os adeptos ao naturismo que tem como filosofia de vida o respeito ao próximo e ao meio ambiente, encontram na Praia de Barra Seca, em Linhares, um local propicio para se harmonizar com a natureza e com a nudez social como forma de expressão.
A praia é numa ilha o que garante aos freqüentadores, privacidade. Para chegar ao local é necessário atravessar em barcos ou canoas da associação de naturistas local. São 2 km de areia reservados para a prática do naturismo, com áreas delimitadas para homens desacompanhados.
A Praia Naturista de Barra Seca é considerada a 4ª melhor para a prática do naturismo no ranking nacional, o que mostra a importância do local. O grande diferencial desta praia e o que fez ser reconhecida está na água doce em abundância, estrutura, área para camping e energia elétrica.
A praia está aberta a quem desejar conhecer, para isso, o turista deve preencher alguns requisitos: tem que ter conduta e claro, tirar a roupa. A entrada na praia é franca, mas caso o visitante queira contribuir para manutenção da ilha, é bem aceito.
E para quem pensa que a Praia de Naturismo é devagar quase parando, engana-se. Animação não falta. Na ilha tem até carnaval, com direito a decoração, baile a caráter com pinturas e adereços. Se caso bater aquela fome, o senhor que conduz o barco até a ilha prepara deliciosos frutos do mar e outros pratos, e leva até o visitante tudo fresquinho, feito na hora. Na área próxima existe infra-estrutura com pousadas para receber os visitantes.





POVOAÇÃO

O ambiente não poderia ser mais inspirador: Mar, brisa, barcos de pescadores. Da peixaria da frente saem frutos do mar fresquinhos. Uma comunidade de pescadores a 40 km de Linhares, onde a pesca e a moqueca de robalo são o ponto alto do local. Outra grande atração é a barra do rio Monsarás, no sentido norte da orla marítima, onde se pode ver o encontro com as águas do mar, tanto do rio Monsarás como do Rio Doce.






Nenhum comentário:

Postar um comentário